Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

sábado, 29 de maio de 2010

Deputado Estadual Major Olímpio (PDT) deverá ser o vice de Mercadante


Após aceitar convite, Suplicy desiste de ser vice de Mercadante

Coligação que apoia candidatura exige outro nome; PDT indicou o deputado Major Olímpio

30 de maio de 2010 | 17h 34
Sandro Villar / PRESIDENTE PRUDENTE – Especial para O Estado de S.Paulo
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) não será candidato a vice-governador na chapa do também petista Aloisio Mercadante ao governo do Estado de São Paulo. Ele até aceitou o convite de Mercadante, mas, pressionado, desistiu da candidatura e preferiu continuar como senador até 2015. A pressão partiu dos caciques dos mais de dez partidos da coligação que apoia Mercadante. A coligação quer ter o direito de indicar o candidato a vice-governador.”Resolvi aceitar o convite do senador Mercadante depois de dizer a ele que gostaria de pensar (sobre o convite). Me coloquei à disposição para ser o candidato a vice, mas a coligação indicou outro nome”, afirmou Suplicy, em entrevista ao Estado. Ele acrescentou que o “outro nome” é o do deputado estadual Major Olímpio (PDT).
Segundo Suplicy, quem indicou o deputado foi o presidente do PDT, Paulo Pereira da Silva. “Ele alegou que o PT já indicou os candidatos a governador e ao Senado (Marta Suplicy). O PDT quer indicar o candidato a vice e não abre mão disso”, explicou. “Havia aceitado o convite, fizeram um apelo para eu abrir mão e resolvi continuar como senador até 2015″, completou, esclarecendo que “não houve consenso” em torno de seu nome.

Dois jovens são presos por bloquear a porta do trem para não ter que ir ao trabalho em trens superlotados. Eles estavam errados?


Quem depende do transporte público na região Metropolitana de São Paulo é obrigado a enfrentar uma batalha diária em ônibus, vagões de trem, metrô e lotações das cidades.
Hoje, enquanto assistia o jornal SPTV, 2ª edição, vi uma reportagem que me deixou pensativo. Contava a história de 2 jovens presos por bloquear a porta do trem todos os dias para não ter que ir ao trabalho em trens superlotados (veja a reportagem aqui).
Eu, que fico 4 horas por dia, 5 dias na semana, dentro de transporte público para ir ao trabalho me pergunto: será que eles não tinham razão?
Para utilizar o transporte público hoje na região metropolitana a pessoa precisa de vigor físico, paciência e boa saúde. Do contrário, corre risco de morte. Exagero?? Pois faça o teste: pegue o metrô, às 7 horas da manhã na estação Corinthians-Itaquera do Metrô e vá até a Barra Funda, em pé dentro do vagão (difícil será você conseguir um lugar sentado). Veja com os seus próprios olhos. Ou melhor, sinta o gostinho de ser empurrado, chutado, amassado e arremessado no vagão.  
Ou então fique parado no Metrô Sé às 18 horas, horário em que 7 em cada 10 paulistanos que se utilizam do metrô estão voltando para casa. Lá, na parte de cima do mezanino da estação, dá para ver bem o caos diário vivido pelo paulistano.
Mas, para os diretores da CPTM e para a Globo São Paulo, não passam de vândalos. Será que é vândalo um cidadão que não aguenta mais conviver com o caos urbano?

extraído do blog Receptor de Idéias

Policiais acusados de matar motoboy em quartel de SP são soltos


extraído do Flit Paralisante

SÃO PAULO – A Corregedoria da Polícia Militar (PM) encerrou o inquérito que apurava as responsabilidades damorte do motoboy Eduardo Luis Pinheiro de Souza, supostamente assassinado por PMs dentro de um batalhão na Zona Norte de São Paulo no início de abril. Os 12 suspeitos foram soltos na madrugada desta sexta-feira. Junto com o inquérito concluído, a Corregedoria da PM encaminhou o pedido de prisão preventiva. A prisão temporária, a qual os 12 acusados estavam submetidos desde o dia 28 de abril , venceu nesta sexta-feira, colocando os suspeitos em liberdade já na madrugada.


O Ministério Público (MP) recebeu o inquérito, mas ainda irá analisar o documento e confrontá-lo com o que for apurado pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ainda vai concluir a investigação.
O promotor Marcos Hideki Ihara disse a familiares da vítima que vai aguardar as informações do DHPP para, então, avaliar se fará o pedido de nova prisão e contra quais policiais. O temor do MP é incorrer em um pedido de prisão pouco fundamentado, o que facilmente seria alvo de um habeas corpus, que colocaria os acusados novamente em liberdade.
O motoboy foi morto no dia 9 de abril, após se envolver em uma discussão na Casa Verde, na Zona Norte da capital. Segundo testemunhas, Eduardo Luis Pinheiro de Souza foi torturado e espancado até a morte dentro de um quartel da Polícia Militar, ao lado do 13º Distrito Policial (Casa Verde). O motoboy e outras três pessoas foram detidas após uma discussão sobre o sumiço de uma bicicleta.
___________________________________
Qualquer leigo sabe que um Promotor, em casos gravíssimos como esse,  não  possui condições de oferecer denúncia e representar pela prisão preventiva em poucas horas; tampouco o Juiz receber os autos e , fundadamente, decretar as prisões. 
A CORREGEDORIA DA PM  É LETÁRGICA  OU  APRENDEU OS MACETES? 

PSDB X Funcionalismo Público


Foi publicado no DOE de hoje, 29/05/2010, Executivo 1, página 3, o DEMONSTRATIVO SIMPLIFICADO DO RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL referente ao primeiro quadrimestre do ano (de Janeiro a Abril).
Os dados referentes às despesas com pessoal demonstram claramente o desprezo com que o PSDB trata o funcionalismo público e, consequentemente, a população, que NÃO OBTÉM o retorno esperado do Estado, apesar de ser submetido a uma das maiores cargas tributárias do mundo.
A LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, usada como desculpas pela maioria dos ocupantes dos principais cargos do Poder Executivo para NÃO REAJUSTAR os salários dos servidores, para NÃO CONTRATAR servidores em quantidade suficiente para o bom andamento dos serviços, limita o gasto do Estado com o Pessoal.
No entanto, APESAR dos sucessivos Governadores do PSDB, em São Paulo, alegarem peremptoriamente que NÃO TEM DINHEIRO para reajustar os péssimos vencimentos dos setores principais do funcionalismo público – EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA – todas as vezes que é publicado um relatório desses ficamos mais certos ainda que a realidade não é aquela por eles divulgada.
Vejamos como está a despesa do Estado com o Pessoal no primeiro quadrimestre deste ano, relacionada aos limites estabelecidos na legislação:
DESPESA COM PESSOALVALOR (milhares de reais)% SOBRE A RCL
Despesa Total com Pessoal – DTP36.332.21239,51%
Limite Máximo (incisos I, II e III, art. 20 da LRF) – 49 %45.059.89549,00%
Limite Prudencial (parágrafo único, art. 22 da LRF) – 46,55 %42.806.90046,55%
Como se pode ver na tabela, o Governo economiza a bagatela de R$ 6.474.688.000,00, se levarmos em consideração o limite prudencial, ou R$ 8.727.683.000,00, se levarmos em consideração o limite máximo, EM CIMA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. E diz que não tem dinheiro para dar reajuste, nem mesmo na data base.
Então, PARA ONDE ESTÁ INDO ESSA GRANA ???
Danem-se a EDUCAÇÃO, a SAÚDE e a SEGURANÇA PÚBLICA. Danem-se os Funcionários Públicos desses 3 setores. Seguindo a cartilha do PSDB, somos INIMIGOS PÚBLICOS.
Espero que nos lembremos disso na hora de votar.
Flávio Lapa Claro
Investigador de Polícia Aposentado.

Livros didáticos são encontrados em barracão de reciclagem de lixo


do Brasília Confidencial
    Centenas de livros didáticos distribuídos pelo MEC à Prefeitura do município paulista de Colina foram encontrados num barracão de material reciclável. Entre garrafas plásticas, papelão e alumínio, os catadores que separam o lixo da cidade acharam dois sacos cheios de livros novos, muitos ainda envoltos em plástico, que estavam por ser destruídos.
     A secretária de Educação de Colina, Elizabeth Neme, disse que os livros não chegaram a ser usados pelos alunos e, como eram anteriores a 2010, foram doados e transportados a entidades assistenciais do município no caminho que recolhe lixo reciclável. Ela não soube explicar como o material acabou no barracão de reciclagem de lixo.
     No Ministério da Educação a coordenadora geral do Programa de Livros, Sonia Chuartz, disse que a sobra do material deveria ter sido comunicada pela Prefeitura, porque os livros abandonados em Colina poderiam servir a estudantes de outras cidades.

Serra nega responsabilidade por ocupar espaço do DEM


29/05/2010
    Um dia depois de aparecer dez vezes ocupando 75% do que deveria ser o programa partidário do DEM, exibido em rede nacional na quinta-feira, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, alegou ontem que toda a responsabilidade é do DEM e que não houve propaganda eleitoral antecipada.
    “Não gravei diretamente para o programa. Passaram trechos de discurso que fiz no dia 10 de abril. Pegaram trechos e puseram no programa deles. Mas a responsabilidade no caso é do próprio partido que fez o programa, porque minha imagem foi utilizada. Acho isso perfeitamente normal”.
    Essa declaração de inocência foi feita pelo tucano em Recife, onde participou do pré-lançamento da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco. Em discurso, ele anunciou a intenção de acumular por seis meses a presidência da República e a da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), caso seja eleito.     
    A Sudene foi extinta pelo Governo Fernando Henrique em meio a denúncias de corrupção, em 2001, e recriada pelo Governo Lula em 2007, mas, na opinião de Serra, “continua inexistente”.
    Pernambuco é o estado nordestino em que Serra tem o pior desempenho nas pesquisas eleitorais. Segundo o mais recente resultado apurado pelo instituto Vox Populi, o tucano tem 24% das intenções de voto, enquanto a petista Dilma Rousseff tem 53% – vantagem de quase 30 pontos percentuais.


GUERRA NO TRIBUNAL   
     O Ministério Público Eleitoral denunciou ontem o Partido dos Trabalhadores, o presidente Lula e a pré-candidata Dilma Rousseff ao TSE, acusando-os de fazer propaganda eleitoral antecipada no programa exibido em rede nacional de rádio e TV no dia 13 de maio.
   Já o PT apresentou denúncia contra o DEM e contra José Serra, por propaganda eleitoral antecipada no programa de quinta-feira.


TASSO TAMBÉM RECUSA VAGA DE VICE
       Apontado pelo presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, como possível companheiro de chapa de José Serra, o senador Tasso Jereissati (CE) agradeceu ontem a “lembrança” de seu nome e voltou a descartar a candidatura a vice-presidente.
    “Não penso nisso. Sou candidato a senador”.

Delegados da Polícia Civil lançam outdoor criticando duramente Governo do Estado

Não é só Airton Garcia e o PT de São Carlos que lançam outdoors com tom político. A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo também lançou uma campanha onde critica duramente a não contratação de servidores pelo governo do Estado de São Paulo desde 1995, hoje chefiado pelo PSDB. O outdoor diz: “Enquanto a população cresceu 21% desde 1995, o Estado manteve o mesmo número de policiais civis”. O outdoor é assinado pelo “Movimento pela Segurança Pública” e tem o seguinte lema: “Polícia Civil valorizada, sociedade amparada!”
Em São Carlos um dos pontos onde o outdoor pode ser visto é na avenida Comendador Alfredo Maffei, entre as ruas Totó Leite e Manoel de Mattos.

História

A ADPESP – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – foi fundada no dia 11 de novembro de 1949. Segundo as atas feitas após a fundação, o principal objetivo da entidade é o de “congregar os Delegados de Polícia na defesa dos interesses da classe, ligados à sociedade, à segurança pública e ao desenvolvimento da Polícia de São Paulo”. A defesa da sociedade sempre esteve em primeiro lugar entre suas prioridades, e devido a esse aspecto, a ADPESP é reconhecida nacional e internacionalmente, sendo uma das entidades mais antigas e pioneiras no país em associação de Autoridades Policiais civis.

Idealizada, entre outros, pelo Dr. Antônio Ribeiro de Andrade, considerado o “Pai da Associação”, a ADPESP representa hoje mais de quatro mil e quinhentos Delegados de Polícia do Estado, organizados em carreira desde 23 de dezembro de 1905, quando o então presidente do Estado de São Paulo, Jorge Tibiriçá, propiciou o surgimento de uma polícia profissional, em detrimento daquela vigente, constituída por leigos. A ADPESP conta atualmente com mais de 4.000 associados e sede própria inaugurada em 11 de novembro de 1969.

O lema dos Delegados de Polícia reflete o orgulho, o destemor, a competência, o profissionalismo e a solidariedade com que encaram a sua missão: “Ação, Lealdade e União”. Em 30 de outubro de 1950 a Assembléia Legislativa de São Paulo declarou a ADPESP como entidade de utilidade pública (Lei estadual nº 816/50). 

http://www.saocarlosemrede.com.br/noticia.php?id=9688

Tucano vê política de segurança como flanco do PT


Daniel Bramatti – O Estado de S.Paulo

O ataque de José Serra ao governo do boliviano Evo Morales tem como alvo indireto as políticas externa e de segurança de Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro tema não está na ordem do dia da maior parte da população, mas o segundo é prioritário, como mostram pesquisas de opinião. A segurança é ainda uma das poucas áreas em que a maioria do eleitorado desaprova o governo federal, segundo sondagem do instituto Ibope.
A acusação de que o governo boliviano faz “corpo mole” em relação ao narcotráfico surge depois de Serra ter prometido a criação de um ministério para combater o crime e a formação de uma segunda polícia federal, com o objetivo de vigiar as fronteiras. Em entrevista ao Programa do Ratinho, o tucano chegou a defender o uso de satélites para “controlar a entrada e saída de gente”  algo que nem os Estados Unidos conseguem fazer na fronteira com o México.
A última pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em março, mostrou que 52% dos brasileiros desaprovam a política de segurança do governo, contra 44% que aprovam. É um dos flancos que Serra vê como atacável no governo, ao mesmo tempo que evita confronto direto com o presidente, para não melindrar os “lulistas” de sua base de apoio.
Os temas segurança e narcotráfico também estão presentes no discurso da petista Dilma Rousseff: ela já anunciou um programa de combate ao crack e chegou a destacar o assunto na propaganda partidária do PT, no início do mês.
A política externa foi colocada na agenda eleitoral pelos dois candidatos uma das novidades da campanha de 2010. Serra já criticou o venezuelano Hugo Chávez “eleitor” declarado de Dilma , o Mercosul e as violações de direitos humanos em Cuba. Também chamou de ditador o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, como forma de bombardear o acordo nuclear mediado por Lula e que havia sido qualificado por Dilma como um “gol” da diplomacia brasileira.

“Funcionários fantasmas” dos EUA dão entrevista em “off”

extraído do Tijolaço.com
O jornal O Estado de S. Paulopublica hoje uma matéria que deveria ir para um programa humorístico, se não fosse o retrato da tragédia que ocorre com o jornalismo brasileiro. É o primeiro caso de entrevista coletiva em “off  the records” no mundo!

A matéria diz, literalmente,  que “Washington convocou uma entrevista para “esclarecer” pontos sobre o acordo (entre Brasil, Turquia e Irã) e desmentiu Amorim”. Você pode ler  matéria de cabo a rabo que não vai saber quem deu a entrevista. Os entrevistados são descritos assim: “três altos funcionários do governo que participaram da entrevista”, “os americanos afirmaram”, “os americanos disseram”…
E o que foi dito na “entrevista” pelos funcionários-sem-nome? Que a carta de Obama para Lula “não continha instruções para negociação.” Deveria? O presidente de um país soberano recebe “instruções” de um governo estrangeiro. É “menino de recados” de outro país?  O Brasil seguiu o roteiro de Obama porque achou que isso poderia ajudar a trazer a paz, mas agora o roteiro é desmentido pelo próprio autor.
Noutra matéria sem fonte definida, o portal IG diz que uma autoridade americana disse que o Brasil deveria ter submetido o rasculho do acordo aos EUA, antes de assinar.Quem sabe deveria perguntar: “assim tá bom, tio”?
O sabujismo da mídia brasileira em relação aos Estados Unidos e sua ânsia em criar uma crise diplomática entre eles e o Brasil é tão grande que produziu esta pérola: a primeira entrevista coletiva emoff da história do jornalismo.
PS. Pela coluna do Clóvis Rossi, na Folha, fico sabendo agora que a tal “entrevista”  coletiva foi uma conferência telefônica em que três altos funcionários tiveram com correspondentes brasileiros nos EUA, sob a condição de anonimato. Deve ser uma operação meio rocambolesca , do tipo eu-ligo-você-me-liga para-confirmar-que você-é-você-mesmo- quem-diz-que-é, mas como ele conta que é praxe(?) fazeram assim, vá lá. Vou deixar o p0st assim mesmo, pois o Estadão não teve a fineza de informar a seus leitores que existe esta forma 007 de fazer coletivas diplomáticas. O mais importante é o que ele diz lá, e que contradiz o tom ameaçador com que os demais veículos publicaram o convescotetelefônico. Lá, ele diz que ficou com a nítida impressão de que os EUA queriam “aliviar a barra” do Governo brasileiro. Quem sabe foi por achar que a imprensa brasileira pudesse estar furiosa com o comportamento “esqueçam o que escrevi” do Governo americano sobre a carta de Obama. Se foi isso, é mais uma prova de que não entendem nada do Brasil mesmo, pois a mídia está amando a Hillary dar “broncas” nos “negrinhos” que se meteram a dar pitaco em relações mundiais e, ainda mais, para evitar escaladas belicosas. Que audácia!

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.