Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

domingo, 30 de maio de 2010

Foragidos após saídas temporárias em feriado lotariam 4 prisões de SP


Os presos de São Paulo foragidos depois do feriado de Páscoa e do Dia das Mães de 2010 lotariam os quatro centros de detenção provisória (CDP) de Pinheiros. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 1.222 (5,5%) de 22.031 presos não retornaram após a saída temporária do Dia das Mães. Na Páscoa, 17.240 presos foram beneficiados, mas 1.296 (7,52%) não se apresentaram após o feriado. Os CDPs de Pinheiros têm, em média, capacidade para 514 presos.


Em 2009, o índice de não retornos após o feriado de Dia das Mães foi de 4,79%. Na época, saíram das penitenciárias paulistas 20.228 presos e 967 fugiram. Na Páscoa do ano passado, dos 19.331 detentos que deixaram as cadeias no período, 933 (4,97%) não voltaram. No feriado entre o Natal de 2009 e o Ano-Novo de 2010, dos 23.331 condenados que deixaram as prisões para confraternizar com os familiares, 1.985 (8,51%) não se apresentaram após o período fora.

Apesar dos números, a juíza Luciana Ferrari Nardi defende a saída temporária como benéfica para a ressocialização do preso. O percentual de foragidos no Estado de São Paulo, segundo ela, tem se mantido entre 5% e 8%, com variação de acordo com o feriado. Os índices mais altos de detentos que ficam foragidos costumam a ser registrados entre o Natal e o Ano-Novo.

Mudança
O benefício é um direito legal, mas possíveis alterações para a concessão da saída temporária têm sido discutidas entre especialistas. Alguns defendem que o tempo de pena cumprida para que os presos comece a ter o direito seja maior do que o atual, que é de 1/6 para os réus primários. Já para a juíza Luciana, esse ponto não seria o fator de maior relevância.

"O lapso de 1/6 (para réu primário) ou de 1/4 (se for reincidente) é requisito objetivo, mas existe o subjetivo, que está atrelado ao seu comportamento. O juiz pode negar o benefício (ao preso) se tiver dúvidas fundadas sobre o seu preparo para voltar ao convívio social. A sociedade não pode estar sujeita à teste, e nós não podemos colocar na rua presos perigosos", afirmou.

Para a juíza, o mais importante é investir em fiscalização efetiva e a utilização de pulseiras eletrônicas seria "uma solução inicial excelente". "O preso que está fora (da cadeia) sofreria a fiscalização eletrônica e acabaria mais cauteloso com o que iria fazer. A mudança da legislação é um processo demorado. De momento, essa seria a atitude que surtiria mais efeito."

O Senado aprovou no dia 19 de maio o uso de pulseiras para rastrear presos em regime de progressão de pena e beneficiados por saídas temporárias. A proposta do senador Magno Malta (PR-ES) sofreu alterações na Câmara dos Deputados e, por isso, teve de retornar ao Senado. A matéria seguiu para sanção presidencial.

Paraná
Em Curitiba e no interior paranaense, 1.441 presos participaram da saída temporária entre o Natal de 2009 e Ano-Novo de 2010. Destes, 89 (6,18%) não retornaram para a cadeia. No feriado do ano anterior, 1.448 presos foram beneficiados, sendo que 24 (1,66%) não voltaram para a prisão.

Neste ano, dos 198 presos que saíram no feriado da Páscoa, em abril, seis (3%) não retornaram para a prisão. E no Dia das Mães, em maio, 14 (4,97%) dos 282 presos contemplados com a saída temporária não se apresentaram.

Os presos em Curitiba tem o direito a sair e ficar três dias com a família, mediante autorização judicial, a cada 30 dias. Eles estão divididos em quatro grupos de saídas mensais, ou seja, um grupo por fim de semana, totalizando entre 10 a 11 saídas ao ano para cada preso. Os detentos do interior do Estado podem sair da prisão a cada 60 dias e têm direito a ficar seis com a família. Eles estão divididos em oito grupos de saídas, totalizando seis ao ano para cada preso.

Minas
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, dos 65.529 presos que saíram temporariamente da prisão ao longo de 2009, 7.661 (8,5%) não retornaram. Em 2008, dos 65.329 detentos, 5.143 foram considerados foragidos. No Estado, os presos têm direito a sete saídas temporárias anuais. Em cada uma delas, eles podem ficar cinco dias fora da prisão.

Rio Grande do Sul
No último feriado do Dia das Mães, 2.248 presos do regime semiaberto deixaram a prisão para visitar suas famílias em todo o Rio Grande do Sul. Destes, 38 (1,69%) não retornaram. O Estado tem 98 casas prisionais.

No Estado, os 35 dias que os presos têm direito à saída temporária são diluídos ao longo dos 365 dias ano para evitar a saída conjunta de vários apenados.

Diferença entre saída temporária e indulto
A saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal e visa à reinserção e ressocialização do apenado. Para ter direito a ela, o preso que cumpre pena em regime semiaberto tem de ter cumprido 1/6 da pena total se for primário, ou 1/4 se for reincidente. Além disso, é preciso ter boa conduta, pois o juiz consulta os diretores do presídio antes de conceder o benefício.

Já o indulto, previsto na Constituição Federal e regulado por decreto presidencial, editado anualmente, tem por objetivo o perdão e a extinção da pena daqueles que não cometeram crimes hediondos (como os de tortura, terrorismo ou tráfico de drogas). A concessão do indulto é uma prerrogativa do presidente da República, mas cabe às varas de Execução Criminal nos Estados definir quem terá direito ao benefício.

Reajuste aos servidores da Fundação Casa: Você acha que ganhou, né? Pois, bem,você não ganhou reajuste algum.



Além de divulgar notícia falsa,o governo Alberto Goldman (foto)se apressou em corta o nossos salários nesse mês de junho sobre a integralidade da contribuição previdenciária referente à incorporação do Adicional de Local de Exercício. Ou seja, efetuo um desconto previdenciário que foi feito sobre o ALE. Onde esta o aumento? 

Carol Rocha
do Agora 
O governador de São Paulo, Alberto Goldman, sancionou anteontem o projeto de lei complementar que incorpora a GAP (Gratificação de Atividade Penitenciária) ao salário dos agentes penitenciários. A gratificação é de 22% sobre o salário-base, que também foi reajustado em 6,5%, e é retroativa a março. Os servidores aposentados também serão beneficiados pela lei. 

De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), no Estado, há cerca de 30 mil funcionários, entre ativos, inativos e pensionistas. 

Considerando os valores publicados no "Diário Oficial" do Estado, um agente de segurança penitenciária classe 1, por exemplo, cujo novo salário-base é de R$ 478,80, vai receber R$ 105,33 de GAP.

Audiência pela instalação do Conselho Estadual das Cidades


Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Habitação e Política Urbana, pela instalação do Conselho Estadual das Cidades 


data - 9 de junho
horário - 14 horas
local - Auditório Franco Montoro
         Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo 

Presidente Prudente: professores estão “por conta” com governo do Estado

“É uma voz só. Todos os professores estão por conta com este governo do Estado de São Paulo. Queremos que a política de bônus e gratificações seja extirpada, com a paridade entre ativos e inativos”, desabafou a representante da Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Estado de São Paulo), Maria Inês, na audiência pública para discutir o Orçamento do Estado para o próximo ano, em Presidente Prudente, nesta sexta-feira (28/5).

A professora aposentada questionou os deputados sobre as emendas ao Orçamento somente para obras de estradas, saúde e saneamento. “Há um esquecimento de que tudo passa pela educação. Até a saúde, porque a educação vai ensinar a prevenção. Estamos cobrando coerência neste discurso do governo do Estado”, desabafou Maria Inês.

Representantes da Apampesp participam de todas as audiências regionais do Orçamento onde explicam a difícil situação em que se encontram os servidores inativos, que vêm seus benefícios reduzidos ano-a-ano sem que o governo estadual estabeleça uma política de reposição salarial.

Neste mesmo sentido, representantes de diversas outras categorias de servidores estaduais solicitaram mais verbas para repor salários, ampliar quadros de funcionários e capacitação profissional.

Diva Ferreira do Sindicato dos Funcionários do Poder Legislativa explicou que a categoria quer “o cumprimento dos passivos trabalhistas com nossos servidores”. Claudia Diamamente, representando profisionais do Centro Paula Souza, solicitou mais verbas para o ensino técnico no Estado. Maria Márcia da Silva – Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo – pediu a ampliação do quadro de funcionários e a implantação de um plano de carreiro. Segundo ela, o governo estadual colocou um freio na política salarial dos servidores, deixando todo o conjunto destes profissionais desmotivados. Também Clóvis Antonio de Alencar, da CATI de Presidente Venceslau, falou da necessidade de mais recursos para a Secretaria de Agricultura, para investir em recursos humanos e de custeio. Para ele, falta apoio técnico à agricultura familiar, que precisa de capacitação dos produtores.

Estradas e saneamento

Outras reivindicações apresentadas na audiência do Orçamento de Presidente Prudente foram a recuperação da malha viária da região e a questão do saneamento.

O representante da Associação dos Moradores do Bairro Sete Copas em Presidente Prudente, João Carlos da Rocha, disse da necessidade da pavimentação da estrada de terra que liga o município de Indiana a Presidente Prudente. “É o único acesso dos habitantes de Indiana com Prudente e beneficiária ainda cerca de 300 produtores rurais locais”, explicou Rocha.

Os prefeitos de Presidente Bernardes, Wilson Antonio de Barros, e de Narandiba, Enio Magro, falaram sobre a importância da recuperação de recursos hídricos da região e a ampliação do saneamento básico.

Além dos prefeitos de Presidente Bernardes e Narandiba, participaram da audiência pública vereadores de Presidente Presidente e Pirapozinho; representantes de entidades, associações e movimentos sociais; e os deputados Mauro Bragato, Vítor Sapienza e Ed Thomas.

A próxima audiência da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia ocorre em Guarulhos, na segunda-feira (31/5), na Câmara Municipal, às 20 horas.

A população pode participar do processo de discussão do Orçamento, mesmo sem estar presente. Basta enviar sugestões para a aplicação dos recursos estaduais e propostas de emenda ao orçamento por meio do site da Assembleia: http://www.al.sp.gov.br/ - clique no link Audiências Públicas Orçamento 2011.

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.