Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quinta-feira, 25 de julho de 2013

13 de junho de 2013: o dia que não acabou em São Paulo


(do Transparência SP)

 

O dia 13 de junho de 2013, uma quinta-feira, entrou definitivamente para a história de São Paulo e do país.

A partir desta data, aqueles que ainda relutavam, se convenceram de que estamos distantes de um regime realmente democrático, e que nossas forças de segurança pública fazem parte da estrutura autoritária.

A violência desencadeada pela Polícia Militar em São Paulo, reprimindo o Movimento Passe Livre e tudo o mais que aparecesse na frente - idosos, crianças, jornalistas -, mostra que as forças de segurança pública e boa parte do aparelho de Estado tratam as reinvindicações sociais por grupos organizados como coisas de baderneiros, subversivos e ameaçadores da "ordem pública", ideias que dominavam o país no período da ditadura civil-militar.

Pouco avançamos na "radicalização da democracia", e esta será a questão-chave para o país nas próximas décadas.

A repressão policial do governo Alckmin representou apenas mais do mesmo, já que a polícia é violenta todos os dias na periferia das grandes cidades, atacando sobretudo os jovens negros. A novidade foi que a repressão se deu em regiões nobres da capital paulista.

A grande imprensa noticiou e condenou a violência apenas no dia, depois passou a apoiar as manifestações, mas não sem antes dirigi-las para outros temas.

Do repúdio à violência e repressão policial que se seguiu nas manifestações gigantescas no dia 17 de junho de 2013 (segunda -feira), vimos gradativamente o assunto ser esquecido, ganhando espaço outras demandas, pautadas pela grande mídia através das redes sociais.

De qualquer modo, o dia 13 de junho de 2013 estará marcado por muito tempo na memória nacional. A partir deste dia, redescobrimos o Estado Autoritário que ainda existe por aqui, bem como vimos a tomada das ruas por diversos grupos sociais de cunho fascista.

O Brasil, sem dúvida nenhuma, despertou mais perigoso. Um perigo não proveniente apenas da insegurança pública, mas da incerteza política.

Podemos seguir avançando na inclusão social, mas só com a ampliação da participação popular na política. Caso contrário, tomaremos o caminho de governos mais autoritários, de caráter messiânico, crentes em "medidas duras" em nome da boa fé ou dos "bons mercados".

Chegamos na encruzilhada. Devemos o início desta nova era de incertezas a Geraldo Alckmin. Não poderia ser diferente.

Policial usa spray de pimenta contra manifestantes próximo de um cinegrafista durante protesto em São Paulo.
Manifestantes entram em confronto com a PM na altura da Rua Maria Antônia, no Centro.
Confronto entre policiais e manifestantes na Rua da Consolação, no centro de São Paulo.


O jornal 'Folha de S.Paulo' diz que teve 7 repórteres atingidos no protesto. Entre eles, Giuliana Vallone (foto) e Fábio Braga levaram tiros de bala de borracha nos rostos, de acordo com a publicação.
Segundo a Agência Estado, uma bomba de efeito moral lançada pela Polícia de choque quebrou o vidro de um carro, no qual estava um idoso de 74 anos, na Rua Bela Cinta, no centro de São Paulo.


Polícia investe contra pessoas que tentavam ocupar a Avenida Paulista, em frente ao Masp

Policiais disparam balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.